Urbanismo

Urbanismo

Cada cidade é única. Mas toda cidade é uma promessa de um estilo de vida, para quem vive nela. O campo de estudo dedicado a entender o impacto social que nossas intervenções causam no ambiente da cidade, para torná-la melhor e mais eficiente é o urbanismo.

As cidades se assemelham a organismos vivos e são igualmente dinâmicas, modificando-se conforme os ciclos econômicos, o  que torna mais  complexo o trabalho dos urbanistas, profissionais que tratam, principalmente, do planejamento de espaços já construídos.

Entretanto, assim como o trabalho do arquiteto não pode estar dissociado da sociedade a quem seu projeto serve, o do urbanista não pode estar alheio ao tecido social da cidade…

O conhecimento acumulado dos urbanistas reforça a necessidade, muitas vezes inalcançavel, de construir a cidade ideal, e com ela, os projetos das cidades planejadas, cujas intervenções urbanísticas já estão prontas antes que elas existam.

No Brasil o exemplo mais ambicioso de projeto urbanístico é o Plano Piloto de Brasília. Goiânia, Belo Horizonte e Palmas  são exemplos, mas até cidades já consolidadas como o Rio de Janeiro já passaram por fortes reformas em seu traçado.



Artigos relacionados

Arquiteturas: Largo da Batata

um deserto de concreto floresceu inovação urbana

Iluminação zenital

Técnica utilizada para permitir que a luz natural penetre no ambiente através de pequenas ou grandes aberturas criadas na cobertura de uma edificação. Pode ser empregada por razões estéticas, como no caso do prédio da FAU-USP ou quando há um

Alpendre

Alpendre é uma cobertura sobre portas, geralmente as de entrada. Pode ser uma extensão do telhado, ou ter sua própria cobertura independente, porém semelhante ao telhado.

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta