Prêmio Pritzker

Prêmio Pritzker

O Prêmio Pritzker é a maior condecoração em Arquitetura do mundo. Uma espécie de “Nobel da Arquitetura”.

O prêmio foi idealizado por Jay Pritzker (1922/1999), um empresário americano e sua mulher Cindy, cujos negócios são baseados em Chicago. Os dois  resolveram conceder um prêmio significativo para incentivar e estimular não só uma maior consciência pública sobre os edifícios, mas também para inspirar maior criatividade na profissão de arquitetura.

A família Pritzker é dona da rede de hotéis Hyatt  e são conhecidos por seu apoio a iniciativas científicas, médicas, culturais e educacionais. O filho mais velho do casal, Thomas J. Pritzker, atual presidente da Fundação Hyatt, explica, “Como nativos de Chicago, não é de estranhar que a nossa família estivesse bem ciente de arquitetura, por ter nascido no berço dos arranha-céus, uma cidade cheia de prédios projetados por lendas arquitetônicas, como Louis Sullivan, Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe, e muitos outros. “

O Prêmio Pritzker leva em consideração os três princípios de Vitrúvio,  ou melhor,  Marcos Vitrúvio Polião (em latim, Marcus Vitruvius Pollio) arquiteto romano que viveu no século I a.C. e deixou como legado a obra “De Architectura”. São eles, solidez, funcionalidade e beleza.

O Brasil tem dois ganhadores do Pritzker: Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).



Artigos relacionados

Paisagismo

Paisagismo é muito mais que um belo jardim. Os arquitetos paisagistas partem do princípio de que a paisagem é um elemento a ser construído, tanto quanto os edifícios e o ambiente urbano.

Alpendre

Alpendre é uma cobertura sobre portas, geralmente as de entrada. Pode ser uma extensão do telhado, ou ter sua própria cobertura independente, porém semelhante ao telhado.

Curva de nível

Linha traçada nas plantas para indicar o relevo do terreno. Normalmente chamada de “curva”, por resultar do estudo das altitudes de um terreno, costuma ser a representação das alterações metro a metro, ou a cada cinco metros,  conforme a precisão

Sem comentários

Escreva um comentário
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar esta postagem.

Escreva um comentário

Deixe uma resposta